terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Objeto de Aprendizagem

Objeto de Aprendizagem: Verbos: parte 1 utilizando animações com o uso de computadores
 que facilitarão o aprendizado

Tipo do recurso:Animação/simulação

Objetivo:Trabalhar com exercício o uso dos verbos e tempo verbal

Descrição do recurso:Apresenta exercício, onde o aluno deverá completar as lacunas com
os verbos corretos. O aluno terá cinco minutos para concluir o exercício

Componente Curricular:Ensino Fundamental Inicial::Língua Portuguesa

Tema:Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Língua Portuguesa::
Aspectos gramaticais


URI:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11701
Disponível em: Ensino Fundamental Inicial: Língua Portuguesa: Animações/Simulações


Dic@ de Blog

Olá! A dica de hoje é sobre o blog Estação Pedagógica da professora Adriana Santuzza http://limasantuzza.blogspot.com.br que está sendo desenvolvido para contribuir com as questões que tratamos aqui: o uso das tecnologias
digitais no cotidiano da Educação. Vale a pena dar uma conferida...

Você pode acessar esse blog indo diretamente na lateral da página em "Veja também"

FEIRA DE SOFTWARES

Veja a seguir dicas de Softwares que poderão ajudar, a você, professor, que deseja utilizar as tecnologias digitais como facilitador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim, para refletir sobre outras maneiras de ensinar. Os jogos são gratuitos e são indicados para trabalhar com os segmentos da Educação Infantil e Fundamental.

Link: http://www.escolagames.com.br/jogos.asp


Link: http://www.atividadeseducativas.com.br/

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Plano de Aula- Informática na Educação

Olá!
 Este plano de aula foi desenvolvido para você, professor, que deseja uma aula dinâmica utilizando um softwere educativo!
Informática na Educação 2016.2 : Projeto em Informática Educativa

Título: O VARAL DE NOTÍCIAS

Nome do Aluno: Adriana Santuzza 
                             Maira Ayres

1. Disciplina e anos envolvidos:

Ensino de Língua Portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental I.

2. Tema central:
“O ensino de Verbos” - Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª A 4ª SÉRIES) no Ensino de Língua Portuguesa (1997): “Os conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental devem ser desenvolvidos e organizados em torno, de dois eixos básicos: o uso da língua oral e escrita e a análise e reflexão sobre a língua.”

3. Temas de apoio:
Gêneros Discursivos, no caso específico o Gênero Textual Jornal – Compreendendo a construção temporal do verbo nas leituras e escritas do jornal (introdução aos verbos, modo e tempo).

4. Justificativa:
O contexto educacional é marcado pela intencionalidade e a permanente reflexão teórica da prática educacional, tendo o mesmo uma relação direta com as diretrizes curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). O ensino de verbos, é pertinente na diferenciação dos tempos verbais quando inseridos em frases. Nesse sentido o Jornal torna-se uma ferramenta de significação dos conteúdos da temática de Língua portuguesa: Verbo/ Tempos verbais. Portanto, o estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, torna-se uma ferramenta prática para a motivação do ensino, além de um instrumento pedagógico muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.

5. Objetivos gerais e específicos:

Geral: Formalizar o estudo dos verbos, propondo aos alunos compreender seu uso conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais.

Específico: Identificar em um texto a aplicação e os diferentes tempos verbais; Explorar a expressão das diferentes formas de linguagem oral e escrita; Ampliação do vocabulário dos alunos; Introduzir o Jornal impresso em sala de aula; Produzir um Jornal mural com os alunos.


6. Enfoque pedagógico:

Tendência liberal renovada não diretiva (o professor facilitador da aprendizagem/especialista em relações humanas) - Concepção Humanista Moderna que tem visão filosófica existencialista de homem; foco no como aprender. Originada de diferentes correntes filosóficas como o vitalismo, fenomenologia, pragmatismo, historicismo. Abordagem Humanista, ensino centrado no aluno. A Renovada não-diretiva há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal.
Paulo Freire acredita numa educação que deve ser libertadora, comprometida com as mudanças das estruturas sociais que oprimem a sociedade, possibilitando uma transformação. Segundo Freire, o ser humano necessita se refazer continuamente mediante a novas ideias e experiências vividas no cotidiano, estabelecendo desta forma, um processo recíproco de aprendizagem com o mundo e com as pessoas. Sendo assim, as práticas educativas são essenciais para as reflexões sobre a nossa pratica no mundo e como ela se reflete em nossa práxis.
Para Paulo Freire “toda realidade está submetida a possiblidade de nossa intervenção nela” para que seja transformada, desta forma, a educação se baseia no diálogo, no respeito, desenvolvimento da criticidade e autonomia de cada educando.


7. Recursos tecnológicos:
Data Show; Textos extraídos de jornais (reportagens previamente selecionadas), quadro, lousa, giz, tesoura, cola, material didático impresso, papel, varal de corda, pregadores e canetas hidrográficas, material didático impresso, folhas de cartolina, papel pardo, folhas de coloridas de EVA.

8. Etapas e suas estratégias de realização:

1º Etapa: Apresentar o Jornal como veículo de comunicação, entre os alunos e o mundo da informação. Conceituar o que é manchete/notícias em um Jornal, enfatizando esse elemento constituinte ao gênero em foco.
2º Etapa: De forma lúdica, através da apresentação de alguns textos com reportagens informativas, pediremos aos alunos para estenderem o varal das notícias, onde eles prenderão com pregadores as reportagens extraídas do jornal que ficará exposto na sala de aula.
3º Etapa: Dialética: Conversar com os alunos sobre “o verbo” (um item lexical), dizendo que são palavras simples e que está presente nos textos de jornalísticos (Jornal). Em seguida, conceituar o que significa verbo, explicando que são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos, sempre em relação a determinado tempo; exemplificando oralmente os tempos verbais, como por exemplo: Carla pula corda (presente); Carla pulou corda (pretérito – passado); Carla pulará corda (futuro).
Demonstrar que as palavras que indicam ações são verbo e que são três os tempos verbais (Presente, Pretérito - “Passado” e Futuro).
4º Etapa: Organizar a turma em grupos e oferecer a cada grupo, textos diversificados (previamente selecionados) retirados de reportagens jornalísticas, que deverá ser lidas pelo grupo (textos curtos e breves). Cada texto conterá escrita com verbos no presente, pretérito – passado e futuro.
5º Etapa: Após realizarem as leituras, os alunos devem identificar nos textos os seguintes dados:
  • Qual é o tema do texto lido e qual a sua finalidade. Retirar do texto o verbo e copiar no caderno;
  •  Será solicitado aos alunos que indiquem os tempos verbais encontrados nos textos, de onde os verbos foram retirados.

6º Etapa: A professora auxiliará os alunos a montar na lousa uma tabela, cujas colunas devem conter o tempo e o modo verbal, que apareceram predominantemente nos textos do jornal (trabalharemos somente com manchetes/notícias), como no exemplo do modelo abaixo:
Notícia 1 - “Os professores da rede estadual estão em greve”.
Notícia 2 - “Amanhã terá audiência no plenário do Senado Federal”.
Notícia 3 - “A Olimpíada do Rio de Janeiro foi um sucesso”.

FORMAÇÃO DOS TEMPOS NO PRESENTE DO INDICATIVO
GÊNERO TEXTUAL
PALAVRAS            TEMPO                         VERBO               
-----------
ESTÃO                    (presente)                          Estar
Manchete
TERÁ                        (futuro)                             Ter
Manchete
FOI                     (passado=pretérito)                  Ir
Manchete

7º Etapa: Após todos os verbos estarem na tabela é hora de treinar sua flexão mantendo a pessoa verbal (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas) e preencher as demais lacunas.
Exemplo no presente do indicativo com a palavra FOI (grifada): Eu fui, tu foste, ele/ela foi, nós fomos, vós fortes, eles/elas foram.
8º Etapa: Distribuir os materiais impressos elaborados pela professora, contendo todas as informações pertinentes sobre os tempos e modos. Debater e discutir o material com a turma.
9º Etapa: Distribuir novos textos extraídos de jornais (previamente selecionados pela professora) para os alunos em grupo. Eles realizarão nova leitura em grupo e será solicitado aos alunos que copiem novamente um verbo de cada tempo/modo no texto distribuído. Após essa etapa, anotaremos no quadro os resultados obtidos pelo grupo e comentaremos novamente.
10º Etapa: Os alunos terão que criar um jornal mural informativo com o auxílio da professora. A seleção dos gêneros e assuntos do jornal mural dependerá do lugar onde estará exposto (nesse caso, no interior da sala de aula), das ideias e dos interesses dos alunos (2º ano do Ensino Fundamental I).

9. Definição de papéis:

A professora abordará o recurso do jornal, destacando o subgênero de manchetes (notícias) para trabalhar a temática (verbo) compreendendo a construção temporal do verbo nas leituras e escritas do jornal; além disso dividirá a turma em grupos de cinco alunos a realização das atividades propostas. Segundo o enfoque Pedagógico usado neste plano, de acordo com a tendência humanista, o professor se coloca como mediador intervindo na realidade do aluno, buscando transformar o educando em um cidadão autônomo e crítico.

10. Sites e bibliografia de apoio:

Brasil, 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Disponível:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em:1/10/2016.

LUBIAN, maria Emília; A Concepção Pedagógica Humanista De Paulo Freire E Transdisciplinaridade. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/729_522.pdf

Fazer um Jornal Mural. In: plataforma do Ltramento.
Disponível:<http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/406/fazer-um-jornal-mural.html?pagina=2>. Acesso em: 30/09/2016.

GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. In:
REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas
ISSN 1984-6576– v. 2,n.2– outubro de 2010 – p. 68-81.

Gramática reflexiva: volume único/William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães._3.ed.reform._ São Paulo: Atual, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. In: Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Cap. 7 Pp.149-175.

LIBÂNEO, C. J. C. AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS RESIGINIFICADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO NA EDUCAÇÃO
ROTTAVA, L. A perspectiva dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. In: Linguagem & Ensino, Vol. 2, No. 2, 1999 (145-160).

SOUZA, J. Assim eu aprendo: integrado, 3 – Ensino Fundamental – 3ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

11. Coleta de dados:

TAVARES, A. M. O VERBO NO TEXTO: NOTÍCIA E REPORTAGEM. In: WORKING PAPERS EM LINGUISTICA. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997.Pp.123-142.
Disponível:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631>. Acesso em: 10/06/2016.

Brasil, 1997. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p. Disponível:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 01/10/2016.

12. Seleção do material:
Reportagens de jornais locais (o Globo, o Extra, o Dia e Jornal do Brasil) previamente selecionados pela professora e material didático elaborado pela professora.

13. Programação visual:

Varal de barbante com recortes de Jornais com diversas notícias, esticado por toda extensão da sala de aula e presos por pregadores, slides com o conteúdo da temática a ser trabalhado em sala de aula.

14. Meios para a execução:
Aula expositiva dialógica com o uso de Data Show.

15. Avaliação:
A avaliação acontecerá ao longo das atividades desenvolvidas, além de participação dos grupos nas atividades. Será observado junto aos educandos o estágio de desenvolvimento do pensamento do grupo/indivíduo, a identificação do grau de compreensão e as dificuldades apresentadas pelo grupo no decorrer das atividades, a fim de sanar todas as dúvidas do grupo sempre que necessário.
A análise do conteúdo aprendido pelos alunos durante o processo será realizada através da observação, conforme mencionado anteriormente onde a professora fomentará a participação dos grupos no processo de discussão em torno da temática, avaliando o estágio de desenvolvimento do pensamento, a identificação do grau de compreensão e dificuldades apresentadas pela turma.

16. Cronograma:

* A proposta pedagógica será desenvolvida através de 5 a 6 aulas com 50 minutos cada.